sexta-feira, 14 de maio de 2010

Receita de Escondidinho

Isa Bonorino me pediu via Facebook essa receita - ai vai

a foto eu tirei do Google para ilustar
www.curitibanoprato.com.br/.../escondidinho.JPG
Escondidinho.
Cozinhar um quilo e meio de aipim (só com água) até ficar bem macia, (coloca o sal depois quando estiver quase pronto). Com o aipim cozido ainda quente, retira os fios internos e, aos poucos, coloca um pouco da água do cozimento (tem gente que gosta de bater num processador ou no liquidificador - sou mais um garfo) até formar uma pasta grossa. Leva de volta ao fogo com 3 a 4 colheres de sopa de manteiga (manteiga de verdade por favor), até obter um purê. Deixa descansando abafadinho.
Paralelamente ...
Cozinha a carne de sol (já desalgada - 4 a 5 horas na água - trocando a água de hora em hora) cortada em pedaços pequenos durante uma hora numa panela de ferro (se não tiver carne de sol da pra fazer com charque - engana bem). Espera esfriar e desfia a carne. Refoga a carne de sol (ou charque) desfiado com meio quilo de cebolas cortadas em pedaços grandes e uns 6 a 10 dentes de alho picados (eu gosto com pedaços grandes) e tempera com a pimenta a gosto. Não deixa ela ficar muito seca. Em um refratário coloca uma camada com metade do purê, coloca carne por cima e cobre com o restante do purê de aipim - Dando aquele astral de pastelão da vó. Polvilha com o queijo ralado e leva ao forno até dourar. Bom Apetite.

4 comentários:

Carina Kunze disse...

quero a receita daquele doce de mamão que comi na tua casa uma vez.

saitica disse...

Amado Mestre,
O tal de escondidinho, ficou corado depois da descoberta.
Não cutuque !

Anônimo disse...

Amado Mestre,
Você se basta, é ?
Seria uma honra ver o Saitica nos seus favoritos. Amplie o zóio link outros blogs e sítios.Claro, o blog é seu por isso é que dou palpites !
Axé

Virgínia Duailibe disse...

D. Pablito, como sou fâ das tuas receitas (anotei todas!), quero dar uma versão para o Escondidinho, a maranhense:
Usa camarão fresco, pequeno, descascado, bem refogado no azeite de oliva com tomate, pimentão, cebola e coentro, sal a gosto, na mesma quantidade de carne sol da recita original.
À parte, mistura miolo de pão francês em um pouco de leite de côco (ou leite comum, se preferir). Deixa descansar o pão no leite por uns 10 minutos, mistura bem com o camarão refogado, acerta o sal (o pão fica levemente adocicado, se o leite for de côco). Para a massa do Escondidinho, faz um purê de aipim, exatamente igual como se faz purê de batata, e depois de pronto recheia com o camarão.
Sirva bem quente, com arroz branco quentíssimo!
Essa receita é pra nordestino nenhum botar defeito!
:-)
Beijão da tua amiga
Virgínia